terça-feira, 7 de junho de 2011

De onde vem "Paz e Amor"?




Criado a mais de 50 anos, o símbolo "Paz e Amor" -  -  foi desenhado pelo inglês Gerald Holtom, no contexto das lutas contra o desarmamento nuclear. Essas palavras também foram muito empregadas nos anos 1960, pelas pessoas que protestavam contra a Guerra do Vietnã, sob o lema "Faça Amor e não a Guerra". Desde então, o símbolo permaneceu em diversas sociedades associado ao pacifismo.


Mas como surgiu esse desenho? 


Ele é uma combinação das letras N e D, iniciais da expressão inglesa "Nuclear Disarmament", (desarmamento nuclear, em português). 
No entanto, estas letras estão escritas a partir do Código Internacional de Navegação Marítima, em que se utilizam bandeiras para sinalização em alto mar.
Pelo código, temos a letras:
                  N:                                                            D:






O resultado final do emblema foi criado com a sobreposiçãos desses dois sinais, e, em torno deles, um círculo, que representa o planeta Terra.


Para além dos significados das imagens, a paz é sempre invocada em nossa sociedade como um discurso final empregado para resolver os conflitos entre os povos, culturas, nações e mesmo entre classes sociais . No entanto, não podemos deixar de sinalizar a contradição que o termo traz. Para isso, lembremos de alguns versos de Gilberto Gil e João Donato:


"A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão

Fez nascer o Japão da paz


Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz"

A Paz





Nenhum comentário:

Postar um comentário