terça-feira, 29 de março de 2016

Ubajara

Ubajara é uma cidade no do Estado do Ceará. Localiza-se na região da Ibiapaba.


O nome Ubajara tem origem indígena relacionada com a gruta de mesmo nome. Dentre as suas diversas traduções para a língua portuguesa a que prevalece é “Senhor da Canoa”, de Ubá = canoa e Jara = Senhor.


É muito procurada por turistas por conta do Parque Nacional de Ubajara, um dos menores parques nacionais do Brasil, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), onde se encontra a Gruta de Ubajara, acessível por meio de bonde.
Gruta de Ubajara: Localizada no Distrito de Araticum, a 3 km da sede, localizada no Parque Nacional de Ubajara. Trajeto feito por trilha natural margeando um riacho ou por teleférico durante 2 a 3 minutos, oferecendo ampla visão do parque.
O horário para visitação ao parque é das 8:00 às 17:00. A gruta de Ubajara possui galerias e salas com formações de estalactites e estalagmites, como a Pedra do Sino, a Sala das Rosas, sala dos Retratos e a Sala das Maravilhas.
Apesar do potencial natural e geográfico para o turismo esta atividade vem perdendo força nos últimos meses devido a falta de políticas públicas adequadas para a atividade. A cidade foi considerada por muitos anos a "joia da coroa" da região ibiapabana.











Estando pelo estado do Ceará é um passeio que vale muito a pena.


Mais informações:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ubajara
http://www.portalubajara.com.br/parque_nacional_ubajara.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário